GeralTendências e Notícias

Conteúdo gerado por IA e a polêmica ao redor

A inteligência artificial está revolucionando a criação de conteúdo gerado por ia. Porém, nem todos estão satisfeitos com isso. Nesse artigo vamos debater sobre as principais polêmicas e controvérsias ao redor do assunto. Desde a questão dos direitos autorais até o impacto na qualidade do conteúdo gerado.

Conteúdo gerado por ia

Conteúdo gerado por ia e a polêmica dos direitos autorais

Sendo o principal assunto debatido quando se fala de conteúdo gerado por ia. A polêmica dos direitos autorais dos materiais utilizados para treinamento dessas inteligências artificiais é uma discussão que já é presente desde o começo do boom das IAs.

cópia de ia
Cópia do estilo de Vincent Van Gogh feita por inteligência artificial

Discussão essa que gera um movimento tanto por parte dos artistas e criadores de conteúdo que não foram consultados sobre o uso das suas obras. Quanto dos fãs e de outros profissionais que temem perderem seus empregos ao serem substituídos por uma IA.

A grande questão nesse sentido é o uso de imagens encontradas na internet para treinamento dos modelos de Inteligência Artificial. Pois assim os artistas tem suas obras usadas para treinar IAs sem ganhar royalties ou qualquer tipo de compensação. Além de se verem substituídos por uma IA e consequentemente podendo perder até mesmo sua fonte de renda em meio a competição desleal.

A discussão da qualidade do conteúdo

Outro grande motivo para a crítica ao conteúdo gerado por Inteligência Artificial é a defesa de que tais práticas levam a diminuição da qualidade final do conteúdo.

Nesse sentido, exemplos podem ser vistos em casos recentes como o uso de ia para produzir conteúdo para o novo jogo da série Call Of Duty onde em uma arte promocional de um evento de natal é possível se observar um zumbi de seis dedos. Erro comum de programas de geração de imagem por IA.

Cod zumbi gerado por ia
Zumbi Papai Noel de seis dedos usado em um evento do Black Ops 6

Outro exemplo ainda é o uso de músicas geradas por IA no Spotify o que levou a uma série de críticas de gravadoras e artistas e despertou suspeitas sobre práticas ilícitas para ganhar dinheiro. Resultando assim na prisão de um produtor musical acusado de criar milhares de músicas com IA e utilizar bots para reproduzir suas próprias músicas ininterruptamente, arrecadando no total US$ 10 milhões de dólares com seu esquema.

Dessa forma, o mau uso dessas ferramentas de IA leva a uma abundância de conteúdo gerado por ia de baixa qualidade que muitas vezes chegam a substituir conteúdos que seriam anteriormente produzidos com mais atenção, com o único objetivo de diminuir custos de produção. Impactando assim tanto o criador quanto o usuário, beneficiando exclusivamente as empresas por trás.

Os benefícios do uso de conteúdo gerado por ia

Porém, nem só de malefícios vive a geração de conteúdo por Inteligência Artificial. Seja o aumento da produtividade ou diminuição do tempo de tarefas, auxílio para gerar ideias, fazer brainstorm ou simplesmente uma inspiração.

O conteúdo gerado por ia tem diversas vantagens que podem ser citadas.

  • Personalização de conteúdo
  • Otimização do conteúdo
  • Diminuição do tempo para produção do conteúdo
  • Redução de custos
  • Possibilidade de automatizar a geração de conteúdo repetitivo

Arte digital criada por IA
Arte digital criada pela IA MidJourney

Um desses benefícios que se destaca é a democratização da possibilidade de se expressar criativamente e construção de ideias criativas. O que antes ficava restrito apenas as mãos de artistas habilidosos, como escritores ou desenhistas, pode ser simplificado através dessas ferramentas. Assim permitindo que mais pessoas botem em prática suas ideias sem a necessidade de possuir um nível avançado de conhecimento na área.

Logo, não é uma questão que exige o fim da geração de conteúdo por ia, mas sim uma colaboração entre artistas e empresas. Assim como uma melhor regulamentação que beneficie ambos os lados.

Exemplos de usos atuais

Ao pensar em áreas em que já estamos usando o potencial da IA, pensamos imediatamente em textos e imagens. Mas além desses usos mais primários, a Inteligência Artificial já foi responsável por criação de propagandas, como a propaganda da Coca-Cola de natal.

Propaganda da coca cola com IA
Propaganda da Coca-Cola feita com IA

Além disso, vemos o uso da IA para criação de livros, cursos e músicas. Mostrando que a IA está cada vez mais se integrando a diferentes meios e diferentes mídias. Outro uso que prevalece atualmente são as Webcomics, revistas em quadrinhos digitais, que utilizam imagens geradas por inteligência artificial com pouca ou nenhuma edição.

Conclusão

Assim podemos ver que apesar das críticas, a IA pode ser utilizada para facilitar ou auxiliar na geração de conteúdo. Portanto, ao aprender a utilizar essas ferramentas, você pode render muito mais seja no campo profissional ou em um projeto pessoal.

Confira o nosso blog para mais posts do tipo!

Deixe uma resposta