Por que as Vendas da Tesla Estão Despencando?
O CEO está ausente, as ações estão despencando e a marca é tóxica. O futuro da Tesla parece sombrio.

As ações da Tesla caíram 15 por cento na segunda-feira, sua queda mais acentuada em cinco anos. O preço caiu mais de 50 por cento desde as máximas de dezembro. Os proprietários da Tesla, enojados com as táticas de corte e queima de Elon Musk para a administração Trump, estão vendendo seus veículos com grande prejuízo . E os showrooms da Tesla em todo o país estão se tornando ímãs para grandes multidões de manifestantes que querem ver a empresa fracassar espetacularmente.
Mas pelo menos Musk ainda pode contar com um cara para apoiá-lo.
“Vou comprar um Tesla novinho amanhã de manhã como uma demonstração de confiança e apoio a Elon Musk, um americano verdadeiramente grandioso”, escreveu o presidente Donald Trump no Truth Social na segunda-feira. “Por que ele deveria ser punido por colocar suas tremendas habilidades para trabalhar a fim de ajudar a TORNAR A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE???”
Mas provavelmente será preciso mais do que um Cybertruck na comitiva presidencial para tornar a Tesla ótima novamente . Será preciso um compromisso real com veículos elétricos mais acessíveis. Será preciso uma abordagem mais séria e segura para carros autônomos. E pode ser preciso uma mudança de liderança para colocar a empresa de volta nos trilhos. Vamos analisar os problemas da empresa.
Queda nas vendas
A eleição de Trump no ano passado fez o preço das ações da Tesla disparar, enquanto os investidores recompensavam Musk por fazer a aposta política certa. Ela atingiu um recorde de US$ 488 em meados de dezembro; no início de março, havia caído para cerca de US$ 226.
A eliminação apagou mais de US$ 800 bilhões em valor de mercado, a queda mais acentuada da Tesla em anos. O patrimônio líquido do próprio Musk sofreu um golpe de mais de US$ 100 bilhões. (Mas não se preocupe: ele ainda é o homem mais rico do mundo.)
O que aconteceu? Deixando de lado a missão paralela do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Musk e os protestos resultantes por um momento, a explicação mais simples é que as vendas da Tesla são péssimas . A empresa produziu 4% menos carros em 2024 do que no ano anterior. E suas entregas foram essencialmente estáveis. Os lucros da Tesla foram leves, mesmo com um impulso do Bitcoin .
Na Califórnia, o maior mercado da Tesla nos EUA, suas vendas caíram quase 8% no quarto trimestre de 2024 e 12% no ano. O caso de amor das elites costeiras com a marca azedou.
Crise Global
E não é só nos EUA. Eventualmente, apenas em fevereiro as vendas da Tesla caíram 10% na Espanha, 42% na Suécia, 45% na França, 48% na Noruega e Dinamarca, 53% em Portugal, 55% na Itália e impressionantes 76% na Alemanha. O apoio de Musk pode ter ajudado o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) a ficar em segundo lugar na eleição recente, mas não parece ter melhorado as vendas fracas de sua empresa na Europa — queda de 45% em janeiro ano a ano.
Na China, o maior mercado de carros do mundo, a Tesla está em uma sequência de perdas sustentada . A empresa tem recuado nos últimos cinco meses consecutivos em uma base ano a ano, de acordo com dados da Associação de Carros de Passageiros do país. Parte disso provavelmente está relacionado a uma suspensão temporária da fábrica para acomodar a nova linha de montagem do Modelo Y Juniper, mas a crescente concorrência de montadoras nacionais como a BYD está aumentando a pressão sobre a Tesla.
Assim, diferentemente da BYD, a Tesla não vende nenhum veículo híbrido. Ela não tem nada em que se apoiar quando os consumidores se sentem ansiosos sobre o futuro dos veículos elétricos.
Uma formação envelhecida
Uma crítica frequente que você vê sobre a Tesla é que a linha de veículos da empresa está ficando um pouco velha. O Model X faz 10 anos este ano, enquanto o Model S está chegando aos 15. Ambos os veículos receberam apenas pequenas atualizações desde seu lançamento inicial. (Um executivo da Tesla prometeu uma atualização ainda este ano.)
Os atrasos nas atualizações regulares do Model 3 e do Model Y, que representam a maior parte das receitas automotivas da empresa, abriram uma janela de oportunidade para os concorrentes da Tesla, apesar das recentes atualizações. Os consumidores interessados em energia plug-in de repente têm uma riqueza de opções, já que EVs mais novos e interessantes da Hyundai, Kia, Honda e General Motors chegam ao mercado.
Enquanto isso, a Tesla introduziu o Cybertruck, seu único modelo novo nos últimos cinco anos, e o recolheu sete vezes desde o lançamento. Musk disse que atualizações frequentes de software eliminam a necessidade de uma cadência mais regular de atualizações de modelos.
Enquanto as vendas da Tesla caíram, as vendas de EVs não Tesla continuaram a subir. Os americanos compraram um recorde de 1,3 milhão de carros elétricos, um aumento de 7,3 por cento ano a ano, de acordo com o Kelley Blue Book da Cox Automotive . Os EVs agora reivindicam 8,1 por cento do mercado nos EUA.
Porém, os americanos não estão desanimados com os veículos elétricos — eles estão apenas desanimados com a Tesla.
Nenhum modelo acessível
Durante anos, Musk prometeu fazer um veículo elétrico acessível, provavelmente custando US$ 25.000. Ele mencionou isso pela primeira vez em uma entrevista de 2018 , dizendo: “Um carro de US$ 25.000, isso é algo que podemos fazer”. Então, em 2020, no primeiro evento Battery Day da empresa, ele especulou que a Tesla poderia eventualmente produzir mais de 20 milhões desses veículos em um ano — ou quase o dobro da produção atual da Toyota, GM ou Volkswagen.
Musk disse que o EV mais acessível seria construído na plataforma de veículos de próxima geração da empresa. Mas em vez de priorizar um veículo que os investidores passaram a chamar de “Modelo 2”, ele gastou os recursos da Tesla no caro e polarizador Cybertruck. E depois de alguma excitação inicial, o caminhão se tornou um fracasso. Musk previu que a Tesla acabaria vendendo 500.000 Cybertrucks por ano. No ano passado, a empresa vendeu apenas cerca de 40.000.
Musk também tem ativamente atrapalhado as obras para um veículo Tesla mais barato. No ano passado, ele teria cancelado os planos da empresa de construir um veículo elétrico de baixo custo em favor de apostar tudo em um robotaxi. Mas depois de alguma resistência, ele alegou que um Tesla mais barato estava de volta ao menu — só que agora, espera-se que os veículos sejam construídos na mesma plataforma do Model 3 e do Model Y. Agora, os investidores estão preocupados que este novo veículo canibalizará as vendas do Model 3 e do Model Y em vez de impulsionar os lucros gerais da empresa.
Do outro lado
Enquanto isso, a Kia e a Volkswagen anunciaram planos para realmente produzir EVs acessíveis. E a China decifrou o código em EVs de preço acessível e altamente acessíveis. O BYD Seagull , por exemplo, foi o veículo mais vendido do país no verão passado, com cerca de 190 milhas de alcance e um preço de etiqueta de cerca de US$ 10.000. Mesmo com uma tarifa de 100 por cento, o Seagull ainda seria vendido por um preço muito mais barato do que a maioria dos EVs feitos nos EUA.
Blues do Robotaxi
Claro, Musk não acha que a Tesla precisa de um veículo de US$ 25.000. O futuro da empresa está na IA — especificamente carros autônomos e robôs humanoides. Portanto, em outubro de 2024, ele minou a orientação da própria empresa de fazer “modelos acessíveis” ao comentar: “Acho que ter um modelo regular de US$ 25.000 é inútil. Seria bobagem. Seria completamente em desacordo com o que acreditamos.”
Musk agora acredita que a Tesla está prestes a resolver a autonomia. Ele afirma que veículos totalmente autônomos estão logo ali na esquina há quase uma década. “A Optimus tem o potencial de atingir mais de US$ 10 trilhões em receita”, disse ele durante a mais recente teleconferência de resultados, referindo-se aos robôs humanoides da Tesla.
Mas enquanto Musk fala besteira sobre robôs , a Waymo e outras estão operando carros autônomos de verdade nas ruas. A empresa de propriedade da Alphabet acaba de lançar sua primeira parceria com a Uber em Austin, Texas. Sede da Tesla e cidade onde Musk disse que planeja lançar seu próprio projeto de robotaxi neste verão.
Há pouca evidência de que a Tesla esteja prestes a entregar o que a Waymo já fez. Anteriormente, a promessa de que todos os veículos Tesla construídos após 2016 teriam o hardware necessário para a direção totalmente autônoma acabou sendo totalmente falsa . Além disso, Musk disse que a empresa substituiria os computadores de bordo para proprietários de veículos que comprassem o pacote FSD, um processo que ele admitiu que seria “doloroso”. Assim, a Tesla já foi alvo de uma ação coletiva alegando que a empresa mentiu sobre as capacidades de seus veículos.
O Elon de tudo
E então tem Elon, DOGE, a saudação fascista e a motosserra. Além de tudo mais acontecendo por trás daqueles óculos escuros.
As palhaçadas de Musk tornaram a marca Tesla tóxica . Proprietários desiludidos estão vendendo seus veículos com grandes perdas . Outros estão trocando emblemas de outras marcas de veículos ou usando adesivos que parecem desesperados para sinalizar sua insatisfação com o CEO bilionário.
E ainda mais pessoas estão protestando do lado de fora dos showrooms da Tesla como parte de um esforço popular para se opor à tomada do governo federal por Musk, prejudicar o preço das ações da empresa e talvez até mesmo reduzir o patrimônio líquido do homem mais rico do mundo.
Separadamente, houve um número crescente de relatos de incêndio criminoso e vandalismo nas lojas da empresa. Estações de carregamento da Tesla foram incendiadas. Um showroom no Oregon foi baleado. Uma mulher foi presa no Colorado por jogar um coquetel molotov em uma loja da Tesla. Veículos da Tesla foram desfigurados com suásticas e palavrões. Quatro Cybertrucks foram destruídos em um incêndio em Seattle. A raiva é real.
Tenha em mente que as vendas da Tesla já estavam caindo antes de todos esses incidentes ocorrerem. A crescente insatisfação levou alguns analistas a prever números ainda mais terríveis para os resultados do primeiro trimestre da empresa nesta primavera.
O que vem depois?
Não está claro o que pode mudar a sorte da empresa. Assim, alguns apoiadores começaram a questionar abertamente se a Tesla pode continuar a sobreviver com Musk no comando. Mas os acionistas provavelmente não vão abandonar o controverso CEO ainda, especialmente depois de votar para aprovar seu pacote de pagamento multibilionário no verão passado. O resultado foi um enorme voto de confiança na liderança de Musk — e um grande validador de seu comportamento.
Mas isso foi antes do DOGE, antes da saudação e antes da eliminação das ações. O conselho da Tesla está claramente sentindo o aperto. A presidente Robyn Denholm e o diretor James Murdoch (filho de Rupert Murdoch) venderam milhões de dólares em ações no mês passado.
Nesse sentido, muito depende-se das promessas de Musk de um Tesla mais barato, uma plataforma de veículos de última geração e um serviço de robotaxi realmente funcional. O presidente Trump pode comprar todos os Teslas que quiser, mas se o futuro da Tesla for construído em um monte de falsidades e fantasias, é improvável que a empresa possa sair ilesa desse incêndio.
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