Alexa Plus – A nova IA que promete revolucionar a Alexa
A Amazon finalmente atendeu um pedido de longa data dos donos de Alexa ao anunciar uma novidade para seus dispositivos, a Alexa+. Conhecidos popularmente como Alexa, esses alto-falantes inteligentes poderão em breve se tornar verdadeiros assistentes pessoais.

Alexa Plus
A Alexa surgiu em 2014 e inicialmente agradava a todos com sua função por voz e respostas automáticas. Porém, com a chegada do ChatGPT e o boom da IA, logo ficou ultrapassada. Isso levou a uma queda nas vendas dos assistentes de voz de cerca de 15% a 20% ao ano desde 2022.

Nesse sentido, ao anunciar investimentos em uma nova IA para a Alexa e uma maior capacidade de automação de tarefas diárias a Amazon tem como meta retornar ao seu lugar entre os assistentes pessoais mais populares.
Para isso a Alexa+ mira em funções que possam competir com novos agentes de IA como o Operator da OpenAI e o novo Quark da Alibaba.
As Novas Funcionalidades da Alexa+
Entre as novas funcionalidades anunciadas pela Amazon, a Alexa+ promete maior naturalidade ao interagir com o usuário, reconhecer textos, imagens e músicas. Além de se integrar a diversos outros dispositivos para carregar e executar funções que possam facilitar a vida do usuário.

Algumas Funções Anunciadas:
- Aprender e se adaptar as necessidades do usuário
- Gerar respostas como os modelos tradicionais de IA Generativa (ChatGPT, GEMINI)
- Ler e processar documentos para responder questões
- Reconhecer Textos, Imagens, Música e ser totalmente Mutimodal
- Agir como assistente pessoal ao reservar vagas em restaurantes, hotéis, comprar passagens, ingressos e mais
Como Adquirir a Alexa+
Inicialmente anunciado em Early Acess para o final de março, a Alexa+ está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos que usam o dispositivo em Inglês. Porém o objetivo da empresa é liberar a nova funcionalidade globalmente após o fim do acesso antecipado.

Contudo, apesar de a Amazon confirmar que a nova Alexa+ funcionará tanto na web, como nos smartphones e outros dispositivos, nem todos os dispositivos Alexa serão compatíveis com essa atualização.
Assim, no site da empresa a Amazon confirma que modelos mais antigos como o Echo Dot, Echo e Echo Plus, todos de primeira geração, ficarão de fora da novidade. Já entre os recomendados pela empresa para aproveitar a novas funções em sua totalidade estão os dispositivos de última geração Echo Show, como o Echo Show 8, 10, 15 ou 21.
Conclusão
Com a IA a capacidade e necessidade das empresas de inovar cresce a cada dia. Dessa forma, manter-se atualizado e investir no entendimento e adoção de novidades tecnológicas pode te deixar à frente dos outros nessa corrida tecnológica. Assim, para acompanhar as novidades sobre IA e Tecnologia não deixe de visitar nosso Blog!
Pingback: Agentes de IA: O Futuro da Automação Inteligente - Expresso GPT