GeralIA e Produtividade

Como essas empresas conseguiram cortar custos usando IA – Estudo de Caso

Muito se debate como a IA transformará as empresas ao redor do mundo. Porém, o que poucos sabem é que isso já é possível atualmente. Portanto, iremos analisar nesse artigo sobre como cortar custos e aumentar a produtividade na sua empresa com IA.

ia em empresas

Cortando os custos com IA

Você já adota IA na sua empresa ou negócio? Primeiramente, é importante notar que a Inteligência Artificial ainda não resolve tudo, mas já oferece muitas opções que podem agregar valor ao seu negócio.

Seja com o aumento da produtividade dos funcionários ou com a redução da necessidade de mão de obra, fica claro que saber usar a IA ao seu favor pode trazer inúmeros benefícios e impulsionar sua empresa ou negócio.

Nesse sentido, veremos brevemente um exemplo real de como a Unilever conseguiu cortar seus custos utilizando IA.

Unilever e os gêmeos digitais cortando custos

Durante um evento da Nvidia acontecido em março desse ano, a Unilever afirmou conseguir cortar seus custos de produção da empresa em 50% utilizando IA.

Cortar custos
Palestra da Unilever no evento da Nvidia

Em síntese, esse resultado teria sido alcançado ao utilizar réplicas virtuais, conhecidas como gêmeos digitais, de produtos da empresa na plataforma Omniverse da Nvidia. Assim, ao utilizar as réplicas para substituir as tradicionais sessões de fotos a empresa teria sido capaz de cortar custos.

Além disso, a empresa afirmou ter conseguido acelerar em até duas vezes a velocidade da produção de imagens ao mesmo tempo que liberou as equipes para se concentrarem em outras funções. Tudo isso mantendo a consistência visual entre todas as aplicações.

Leia a matéria completa da B9 para saber mais.

Aumentando a produtividade com IA

Assim como a IA não apenas permite cortar custos, ela também aumenta significativamente a produtividade.

Boticário e o Github Copilot

Github copilot
Mais de 2 milhões de linhas sugeridas pelo GitHub Copilot foram aceitas pela equipe de desenvolvimento da empresa somente entre os anos de 2023 e 2024

No caso da Boticário, a utilização do GitHub Copilot foi responsável por um aumento de produtividade do time de desenvolvimento. Ao eliminar tarefas repetitivas e automatizar processos como documentação e testes, os desenvolvedores puderam se focar em tarefas que agregassem mais valor para a empresa.

A implementação da ferramenta no time de desenvolvimento foi gradual e assim a equipe foi capaz de avaliar a implementação e as melhores práticas a serem seguidas para maximizar os resultados do uso da ferramenta.

Assim, uma pesquisa dentro da empresa demonstrou que 64% dos programadores afirmaram que passaram a se concentrar em tarefas mais satisfatórias, 81% relataram gastar menos tempo pesquisando, 86% concluíram suas tarefas mais rapidamente, 90% sentiram que gastam menos esforço mental em atividades repetitivas e 94% se consideraram mais produtivos.

Leia a matéria completa da IT Forum para saber mais.

Conclusão

Assim, a inteligência artificial tornou-se indispensável para a inovação nas grandes empresas, independentemente da área. Portanto, adotar a IA não é mais uma opção. Mas uma necessidade para se manter competitivo sob o risco de ser deixado para trás pela concorrência e perder mercado.

Confira a ExpressoGPT para aprender sobre Inteligência Artificial e como ela pode agregar valor ao seu negócio.

One thought on “Como essas empresas conseguiram cortar custos usando IA – Estudo de Caso

Deixe uma resposta